História da Rússia

29-05-2012 23:06

 

 

História da Rússia

Na antiga Rússia no séc. I e IX D.C, havia um grupo étnico (os Eslavos) povo que arrastou consigo outros grupos, sobre os quais tinha total controlo, as tribos eslavas. Essas tribos desenvolveram centros de agricultura e de comércio ao longo de rios como Volga e o Dnieper. Este povo era regularmente atacado por outros, como os Godos e os Hunos do Sul, ou os Vikings do Norte. Em 862,Rurik criou um reino, chamado Rus, cuja capital era Novgorod. Este reino situava-se nas florestas do norte e foi-se expandido, de tal forma que em 882,Oleg,sucessor de Rurik, conseguiu conquistar o reino situado em Kiev.

Durante o séc. XIII, invasores mongóis do sul começaram a atacar Rus. Estes homens, que se deslocavam a cavalo, tinham grande capacidade militar. Em 1223, derrotaram as forças eslavas, conquistando Kiev em 1240.Rus passou a fazer parte do Império Mongol, num distrito chamado a Horda de Ouro

Por volta de 1143,Moscovo começa a substituir Novgorod como embrião do novo Estado Russo. Era o ponto onde convergiam as mais variadas rotas comercias, terrestres e fluviais. Em 1326, a sede da Igreja Ortodoxa foi transferida de Kiev para Moscovo. Continuando a combater os Mongóis (também chamados de tártaros),sob o comando de Ivan III, e mais tarde, em 1547,do seu sucessor Ivan, o Terrível, que proclamou Moscovo a capital da Rússia. Ivan, foi coroado como o primeiro “CZAR”, tornando-se príncipe de toda a Rússia.

 

Separação da união Soviética

O Federação Russa é o maior e mais poderoso estado que surgiu após a separação da União Soviética. A ex-União Soviética foi criada em 1922,depois da revolução de Outubro de 1917,comandada por Lenine, que estabeleceu um governo comunista. Dentro da União Soviética e a 12 de junho de 1991 ,Boris Yeltsin, foi eleito Presidente do novo estado independe.Com uma área de 17 milhões de km2,a Rússia estende-se desde do oceano Ártico até ao mar negro e a Leste do Mar Báltico, até ao Oceano Pacifico.

Após a separação da União Soviética, 11 das antigas 15 Repúblicas aceitaram, formar uma aliança livre com o nome de Comunidade de Estados Independente, ou (CEI),

cujo objetivo era encorajar o comércio entre os estados membros tornando cada um deles autónomo.